Quando o bebê engatinha e qual a importância dessa fase?
- Mell Assis
- 12 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

A gente tende a considerar o engatinhar como um marco no desenvolvimento. Mas você sabia que nem todas as crianças engatinham? Algumas passam diretamente do sentar para o andar. Sim, o engatinhar não é uma etapa obrigatória do desenvolvimento motor. Contudo, entre os 6 e 10 meses, a maioria dos bebês consegue se deslocar por conta própria, seja se arrastando ou engatinhando.
Qual a importância do engatinhar?
Essa nova habilidade produz no bebê ramificações cognitivas, psicossociais e motoras importantes. Um bebê que engatinha aprende a olhar para os seus cuidadores para saber se uma situação é segura ou perigosa, habilidade esta conhecida como referência social. O ato de engatinhar também ajuda o bebê a avaliar distância e a perceber profundidade.
E não para por aí... O desenvolvimento da autolocomoção confere ao bebê novas maneiras de entender os objetos de seu mundo. Sendo assim, bebês que engatinham tornam-se mais sensíveis ao lugar onde os objetos estão, seu tamanho, se eles podem ser deslocados e como se parecem.
Contudo, as crianças que não engatinham também podem posteriormente desenvolver essas habilidades perceptivas, através de bons estímulos e interações com os adultos. Mas embora não seja obrigatório, engatinhar permite a criança enxergar o mundo de outra forma e vale à pena ajudá-la a desenvolver essa habilidade, estimulando-a.
Quer saber como ajudar o bebê a engatinhar? É só clicar aqui.
Commentaires