Desenvolvimento infantil: o que uma criança de 2 anos deve ser capaz de fazer?
- Mell Assis
- 15 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

É sabido que o desenvolvimento do bebê na primeira infância (0 a 2 anos) é bastante expressivo. Ao longo desses dois primeiros anos de vida, o bebê, que ao nascer era extremamente dependente, começa a desenvolver sua autonomia através de importantes habilidades gradativamente conquistadas e aprimoradas.
Em outras palavras, o desenvolvimento do bebê acontece a partir da conexão e interligação de aspectos biológicos, físicos e sociais.
Os 1000 primeiros dias de vida da criança são de suma importância para o seu desenvolvimento. Isso se deve ao fato de que o cérebro nessa fase possui o que chamamos de, grande plasticidade. Portanto, todo o estímulo que a criança recebe pode se transformar em aprendizagem e constitui a base para a sua formação futura.
Como vimos em outros posts, o bebê já vem de um processo de desenvolvimento intenso desde a gestação e fatores como a alimentação da mãe e condições emocionais, interferem diretamente nesse processo. Após o nascimento, além das questões biológicas e físicas, o bebê vai interagindo com o meio e aos poucos aprendendo novas habilidades. Por isso, devo salientar que cada criança tem seu tempo e ritmo próprio, tendo em vista que possuem aspectos biológicos, físicos, culturais e psíquicos diferentes. Sendo assim, dois bebês da mesma idade podem tranquilamente aprender a andar, por exemplo, em meses diferentes, sem denotar qualquer atraso de uma das partes.
Contudo, digamos que haja um limite temporal para que a criança desenvolva determinadas competências, sem que seja considerado um atraso no desenvolvimento. Isso porque, algumas habilidades são pré-requisitos para outras e por isso a importância extrema de um ambiente familiar acolhedor e regado de estímulos. Mas isso já é papo para outro post... =)
O que então a criança de 2 anos (24 meses) deve ser capaz de fazer?
Muitos familiares se sentem angustiados por não saberem ao certo se a sua criança está correspondendo ao padrão de desenvolvimento esperado. Algumas vezes querem que a criança seja capaz de "adiantar os passos" e agir como crianças mais velhas, em outras situações, apresentam dificuldades em reconhecer alguns casos de apatia, desmotivação ou até um leve atraso no desenvolvimento. A verdade é que os adultos tendem a comparar o desenvolvimento da sua criança com de outras próximas e isso acaba por causar uma grande angústia, além de não ser saudável para ninguém.
Para facilitar, listei abaixo competências e habilidades importantes que crianças de 24 meses já devem ser capazes de realizar, baseados em escalas e testes de referência.
- Identificar partes do corpo;
- Compreender comando;
- Ajudar em casa executando tarefas simples, como guardar os brinquedos;
- Reconhecer e identifica familiares;
- Falar;
- Explicar seus desejos através da fala ou de gestos;
- Dar “tchau”;
- Falar sim com a cabeça;
- Acompanhar algo que a gente mostre ao apontar;
- Responder a comunicações simples verbalmente ou gestualmente;
- Imitar gestos ou ações de uma pessoa em casa. Por exemplo: imitar alguém falando ao telefone;
- Identificar pares;
- Separar objetos por categoria;
- Agrupar e entender quantidade de 1 a 3;
- Fazer uso de colher e garfo sozinha;
- Retirar uma vestimenta. Por exemplo: conseguir retirar os sapatos sem auxílio.
Existem algumas outras competências e habilidades. Porém estas, a meu ver, refere-se àquelas que uma criança de 24 meses precisa já ter adquirido. Se esse não for o caso da sua criança, pode ser um sinal de alerta e portanto, o ideal é que procure um especialista para trabalhar a estimulação adequada.
Até próxima!
Comments