top of page
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

4 dicas para estimular a visão do bebê gastando pouco.


Embora o bebê já seja capaz de distinguir determinados estímulos visuais desde o nascimento, a sua visão ainda é muito rudimentar e vai se aperfeiçoando e desenvolvendo à medida que o bebê cresce.


O bebê ao nascer enxerga melhor a uma distância de até cerca de 30cm, que corresponde à distância mais ou menos entre o seio materno e rosto da mãe. Isso quer dizer que o bebê que mama no peito, consegue enxergar o rosto da mãe desde o nascimento, o que já ajuda na construção do vínculo. Sendo assim, amamentar olhando para o bebê, pode trazer inúmeros benefícios e já é um estímulo visual importante. Caso a sua criança não mame no peito, uma boa alternativa é oferecer a mamadeira na posição de amamentar.


No mercado existem inúmeros brinquedos e atividades para estimular o desenvolvimento sensorial da criança. Contudo, muitos inacessíveis a grande parte da população. Pensando nisso, o post de hoje trás dicas de atividades e brincadeiras para estimular a visão do bebê sem gastar muito.


Atividades e brincadeiras para estimular a visão do bebê:


Pano colorido

Use um pano bem colorido e balance na frente do bebê até que ele direcione o olhar para o pano. Em seguida balance em outro local, até que ele se vire novamente.


Chocalho

O chocalho é um importante estímulo sensorial. Falei no quanto ele é importante para estimular a audição do bebê neste post aqui. Mas ele também pode estimular a sua visão. Uma maneira excelente é usando um pote com com materiais diversos como milho, feijão ou miçangas coloridas. Fica bacana também amarrar tiras coloridas na garrafa, assim, sempre que chacoalhar, as tiras vão se movimentar, estimulando a audição e visão do bebê ao mesmo tempo.


Listras pretas e brancas

Outra forma bacana de estimular a visão do bebê é através de listras nas cores preto e branco. Elas atraem a sua atenção e consequentemente estimulam a visão. Pode ser um tecido listrado ou você pode colar tiras preta e branca em uma tira de papelão e balançar na frente do bebê. Quando já estiver maiorzinho, ele provavelmente tentará pegá-lo.


Garrafas coloridas

Para confeccioná-las, a gente pode brincar com a criatividade. Gosto muito de usar garrafinhas pet de 100ml e enchê-las com água e gliter. Água com miçangas também fica super legal. O balanço tem inclusive efeito calmante e ajuda diversas crianças em várias terapias ocupacionais.



Atenção!

Embora ainda seja de modo rudimentar, a partir dos dois meses o bebê começa a prestar a atenção em objetos mais próximos, além do rosto da mãe. Então se a sua criança não responde a estímulos visuais, é importante procurar auxílio de um especialista.

Comments


© Construindo Laços. Todos os Direitos Reservados.

bottom of page