Como se comporta um recém nascido?
- Mell Assis
- 12 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

O nascimento de um bebê é um período de intensas mudanças. A rotina vira uma bagunça, o cansaço toma conta e os dias parecem que não têm horas suficientes para concluirmos todas as tarefas. Até o nosso raciocínio tende a ficar mais lento, não é mesmo? rsrsrs
A verdade é que nesse período, assim como a família, o recém nascido está se adaptando a vida extrauterina, ou seja, se adaptando à vida fora do útero materno.
Sendo assim, conhecer alguns comportamentos típicos dos recém nascidos, pode nos auxiliar e nos dar ferramentas para evitar o estresse excessivo nesse período neonatal. Pra começar, devo te dizer que os bebês possuem o estado de alerta. O que é isso, Mell? Eu explico... O estado de alerta do bebê é um tipo de "relógio interno" que acaba por regular seus ciclos de alimentação, eliminação e sono ao longo do dia. Por isso o primeiro mês é tão intenso, pra não dizer SUADO.. rs Teoricamente o bebê acorda a cada 3 horas para se alimentar, seja de dia ou a noite...
O bebê aprende desde o primeiro dia de vida?
Os bebês apresentam grande desenvolvimento cognitivo nos dois primeiros anos de vida e desde o nascimento aprendem sobre o mundo por meio dos sentidos e das atividades motoras e ao longo desse período neonatal, que dura 4 semanas, o recém nascido, começa a exercer controle sobre seus reflexos inatos.
Reflexos inatos são comportamentos involuntários que os bebês apresentam desde o nascimento. O bebê nasce com eles, mas a maior parte dos reflexos iniciais, tendem a desaparecer em torno dos 6 a 12 meses.
Mas o que o recém nascido é capaz de fazer?
Ao contrário do que muita gente pensa, desde o nascimento já é possível realizar alguns movimentos, ouvir, ver, sentir o toque, bem como identificar gostos e odores. Mas é claro que os órgãos relacionados a estes sentidos, ainda estão em processo de desenvolvimento e ainda precisam desenvolver muito até atingir o seu completo amadurecimento.
Como eu disse, durante o primeiro mês de vida, o bebê exercita reflexos inatos e adquire certo controle sobre eles. Quais são esses reflexos? Vou dar alguns exemplos:
- Quando acariciado na bochecha, o bebê abre a boca e se vira para a mão (reflexo de busca);
- Agarra o nosso dedo quando o colocamos na mãozinha dele (reflexo de prensão);
- Sorrir enquanto dorme, por exemplo, também é um ato reflexivo e provavelmente é resultado de uma ação do sistema nervoso subcortical.
Desde o nascimento, muitos bebês já são capazes de virar a cabeça quando deitados de costas e quando de bruço, alguns conseguem erguer a cabeça o suficiente para virá-la.
Você com certeza vai perceber que desde o nascimento o bebê pode se assustar com ruídos altos. Esse é até um importante sinal para avaliar a audição do recém nascido.
Em relação à linguagem, o bebê nasce com a capacidade de chorar. Sim, o choro é muito importante. Eu sei que causa angústia na maioria dos pais, principalmente porque muitas vezes não sabemos a causa dessa expressão. Mas devemos considerar um choro como o primeiro e um importante meio de comunicação do bebê. Através dele, o recém nascido consegue expressar um incômodo diante de algum fato ou estímulo. Além disso, o choro possui um grande valor adaptativo, tendo em vista que os pais tendem a tentar solucionar a causa, seja através do carinho, afago, trocando a fralda ou alimentando-o.
Você sabia que existem diferentes tipos de choro?
Sim, o choro do recém nascido pode indicar raiva, sono, dor ou frustação e pesquisas mostram que cada um deles apresentam características singulares, que irei citar em outro post. ok?
Durante o primeiro mês de vida, o recém nascido costuma ficar mais quieto quando pego no colo e ao som da nossa voz, mas conseguem perceber a fala e pasmem, é capaz de fornecer alguma resposta sobre ela, mesmo que as vezes a gente nem perceba.
O desenvolvimento psicossocial do recém nascido também é intenso. Reconhecer quando o bebê está incomodado ou infeliz, não é difícil. Normalmente nesse estado, os bebês costumam agitar mais os braços e as pernas, enrijecer o corpo e soltar gritos agudos. Já os sorrisos e risadas do recém nascido ainda são involuntários, ok? Mas mesmo assim a gente se derrete, não é mesmo?
Viu que o bebê não só come, suja a fraldinha e dorme.. rsrs
E a boa notícia é que a gente já pode estimulá-lo desde o nascimento com o nosso cuidado, carinho e interação. Então, mãos à obra!!! =)
Comments