top of page
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

Como escolher uma boa creche ou pré-escola?



Essa é uma das perguntas que mais escuto no dia a dia. Escolher uma boa creche vai além do tamanho ou do valor pago.. Sabe aquela história de que "quanto mais caro, melhor é"? Não funciona quando o assunto é escolher um lugar em que possamos deixar os nossos filhos com segurança. E confesso que aqui eu não quero dizer só segurança física... Costumo dizer também que o lugar precisa garantir, aos pequenos e aos pais, uma segurança emocional.


A qualidade de uma creche é mensurada pela união de características estruturais e de processo.

Importantes estudos já mostraram que a quantidade e a qualidade dos cuidados recebidos na creche, influenciam no desenvolvimento da criança. Isso para mim parece óbvio e vou explicar o motivo. Até por volta dos seis anos, a criança absorve intensamente as informações que os cercam e aprende com mais facilidade. É chamada a "fase esponja". Ao mesmo tempo que quando desestimulada e desencorajada com frequência, tende a desenvolver pensamentos pessimistas sobre si e o mundo. Sendo assim, num contexto escolar de estímulos, que promove a autoestima e as habilidades sociais, a criança ganha espaço para se permitir explorar o ambiente e se sente pertencente ao mundo que o cerca, aspecto importante para o desenvolvimento de habilidades e competências.


Na minha opinião, um dos elementos mais importantes (talvez seja o mais importante) na qualidade do serviço de uma creche, é o cuidador. Um bom funcionário vai provocar interações estimulantes com a criança, o que é de suma importância para o seu desenvolvimento linguístico, cognitivo e psicossocial. Para isso, é necessário haver constantes treinamentos e aperfeiçoamentos.


Outro aspecto fundamental é a proporção criança-cuidador, que varia de acordo com a faixa etária das crianças. Quanto menor for a faixa etária das crianças, maior deve ser a quantidade de cuidadores na turma. Sendo assim, quanto menor a faixa etária, menor deve ser a quantidade de crianças por cuidador, entendeu? Uma baixa proporção criança-funcionário associada a cuidadores bem treinados está diretamente relacionado a um processo de qualidade e portanto, melhores resultados cognitivos e sociais.


A baixa rotatividade de funcionários também é considerado um importante fator para avaliarmos a qualidade da creche. Uma vez inseridas nesse contexto, as crianças se apegam aos cuidadores e a sua didática e toda a mudança no quadro de funcionários, deve ser feita com muito cuidado.


Outra questão de suma importância é a elaboração das atividades promovidas pela creche. Estas devem ser adequadas à idade das crianças, com atividades lúdicas e materiais educativos, que estimulem o domínio das habilidades cognitivas e comunicativas dos pequenos.


A estrutura física também deve ser algo a ser considerado. O espaço deve ser seguro, atendendo aos requisitos de saúde, incêndio e segurança. sim, acreditem... muitas creches por aí não possuem instalações devidamente licenciadas ou regulamentadas. Ah, o ambiente escolar deve ser limpo, com espaços cobertos e também ao ar livre.


Com essas dicas eu tenho certeza que ficou muito mais fácil escolher uma creche de confiança. =)




Comments


© Construindo Laços. Todos os Direitos Reservados.

bottom of page