top of page
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

Dicas para estimular a audição do bebê



Os estímulos sensoriais são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo do bebê, não é mesmo? Pensando nisso, o post de hoje trás dicas para estimular a audição dos nossos pequenos com muito amor e da maneira adequada.


Pra começar, é importante dizer que durante a gestação, a audição é o primeiro sentido a se formar no bebê. Mas ele continua a se desenvolver mesmo após o nascimento e por isso, estimulá-lo é fundamental. Mas o mais bacana é que para estimular esse campo sensorial, a gente não precisa de muita coisa, mas é importante conduzir da maneira correta. Então, vamos lá...


Use chocalho e sinos

É possível encontrar diferentes tipos de chocalhos em lojas de brinquedos, mas se preferir, pode também fazer em casa, usando uma garrafa de plástico ou potes pequenos com tampa. É possível preencher o recipiente com diferentes materiais: milho, miçangas, feijão, arroz... Cada material vai fazer um som diferente, de acordo com o recipiente. Lembre de vedar direitinho a tampa, para não correr o risco da criança abrir e engolir ou aspirar o material de dentro.


Converse com o bebê

Um dos estímulos sonoros preferidos dos bebês ao nascer, é a voz da mãe. E além de estimular, a voz materna tende a acalmar o bebê. Diante disso, é muito importante explorar esse recurso. Conversar com o bebê valorizando o diálogo e as perguntas, é extremamente estimulante. A conversa com o bebê, além de estimular a audição dele, ajuda na construção do vínculo, da linguagem e a promover o desenvolvimento cognitivo. São muitos benefícios para deixar de lado...


Explore as músicas

Para estimular o desenvolvimento auditivo, as músicas são fundamentais. Os sons, dentre tantos benefícios, estimulam a audição e a fala. E a música é um importante percursor dos sons. Pra usá-la no desenvolvimento auditivo, você pode explorar brinquedos musicais ou até cantar para o bebê, que além de estimular a audição, constrói e fortalece vínculos afetivos. Como o bebê já começa a ouvir deste a vida intrauterina, esse estímulo já pode ser feito desde a gestação. Olha que bacana!


Use diferentes entonações de voz

Desde o nascimento o bebê reage aos sons. E o barulho ou sons intensos tende a assustá-lo. Então é muito importante conversar com o bebê usando frases simples, timbre delicado e entonação suave.

Mas é possível brincar explorando diferentes entonações de voz (sem assustar o bebê, ta?). Pode ser através de uma conversa com a criança ou até numa contação de histórias. Essa estratégia ajuda o bebê a reconhecer diferentes sons, além de promover o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. Então, na hora de ler uma historinha, não esqueça de modificar as entonações da voz de acordo com o personagem. Outra dica bacana é cochichar no ouvido do bebê. Eles amam!


Se a sua criança não reage a estímulos auditivos, sobretudo aos intensos, procure ajuda de um especialista.



Comments


© Construindo Laços. Todos os Direitos Reservados.

bottom of page